Tratamento

Tratamento

O tratamento envolve medidas de prevenção, medicações e tratamento cirúrgico.

Prevenção:
Controle de peso.
Exercícios físicos regularmente.
Suspensão do uso de hormônios.
Uso de meia elástica de contenção.

Medicações:
Existem diversos tipos de medicações para a melhora dos sintomas , derivados de flavonóides , cumarinicos , entre outros É aconselhavél consultar com um médico de confiança, para poder indicar o medicamento mais adequado para o seu caso.

Tratamentos:
Não existe tratamento padrão semelhante para todos os pacientes e tipos de varizes, devido a característica própria do nosso organismo. Estas opções devem ser equacionadas de forma particular para cada paciente e, também por cada veia, considerando-se idade, indicação (estética ou funcional), planejamento familiar, perspectiva de utilização futura de enxertos vasculares ( uso da Veia Safena) , uso de outras medicações ( principalmente os anticoncepcionais),entre outros.

Cirurgia de Varizes Convencional
A cirurgia é feita com micro agulhas que removem as varizes. O procedimento é considerado simples e a recuperação do paciente dura em média de 3 a 10 dias.

Cirurgia de Varizes a Laser
Indicada para o tratamento de veias como a Safena, neste método as varizes não são removidas. Uma microfibra óptica é introduzida na veia doente ou na safena até o ponto que está obstruído. Usa-se o laser para remover o sangue de ponta a ponta. O período pós-operatório dura em média 2 dias.

Escleroterapia com Espuma Densa
A espuma ,ou “foam”, é obtida através da mistura do ar com substâncias esclerosantes ( polidocanol mais comumente usado). Esta solução apresenta um poder de lesionar a parede venosa de maior intensidade, deve-se, contudo lembrar que isto não significa um melhor resultado estético ou funcional. Atualmente a espuma tem seu lugar de uso no tratamento das doenças venosas e,sua indicação de tratamento varia de caso para caso.

Escleroterapia para Microvarizes e Vasinhos
No tratamento de escleroterapia, o médico especialista avalia o calibre da veia para aplicar medicamentos esclerosantes, que endurecem o fluxo sanguíneo da região doente. Este método é mais utilizado em vasinhos e microvarizes.